Sociedade dos inventos

engrenagem
No princípio, tudo era sem roda
sem movimento, fadado ao invento
lâmpadas, construções, teorias
projetos, idéias ao relento

ao nascer do sol, logo cedo
bandos formados, mutirão
átomos, plástico, levedo
tudo misturado, grande explosão

Um belo dia, você acorda
até discorda, mas se associa
compra geladeira, roupas da moda
muitos cavalos, importado na rodovia

uma avalanche morro abaixo
comercializando tudo pela frente
arte, letra, peixe, riacho
até remédio pra ficar contente

Desligo a TV, aperto o interruptor
Meu Deus! Acaba de amanhecer
Me olho no espelho, que horror!
sigo pro trabalho, volto ao anoitecer

cruzo a cidade, entro na empresa
Sou insubstituível, tenho certeza
automatizaram meu trabalho, que estranho…
volto pra casa, leio o jornal, tomo um banho

No outro dia, faço tudo novamente
acordo, como um pão amarrotado
pego o celular, escova de dente
piso fundo, estou atrasado

em frente ao trabalho, meu Deus!
um aviso em letras garrafais
De Gênesis ao livro de São Mateus
nunca vi palavras tais

Dizia assim:
“revisando nossas planilhas de custo
analisamos seu salário, que susto!
Percebemos através de uma nova tendência
Teremos mais resultados com a sua ausência”

Volto pra casa desesperado
atravesso a rua devagar
tomo algo, fico anestesiado
procuro meu espaço,
não tenho mais lugar

Adriano Yamamoto (Data: 04/07/2013)

12 opiniões sobre “Sociedade dos inventos

    • Pois é Roseli, como diria Bauman, vivemos tempos líquidos. Tudo é muito volátil, inclusive o mercado de trabalho. Obrigado pela gentileza do seu comentário. Sobre o que é o texto… boa pergunta, não sei exatamente onde ele se encaixa. 🙂
      Grande abraço!

Deixe um comentário

