Um riacho, um machado

Um riacho, um machado

(Fotografia: André Salerno – Site de origem: http://www.Flickr.com)

Ê mané, qualquer dia
Um dia qualquer
Junto os meninos e a mulher
Volto pro riacho
Vô no rumo do norte
Largo esse diacho de vida
Com um pouco de sorte
Pego forte na lida
Duas telhas de amianto
Um bocado de tijolo
Faço minha casa, meu manto
Sem encanto, sem sonho
Largo esse desejo medonho
De ganhar a vida na cidade
Encaro a verdade de frente
Vô pra minha gente
Que de tanto sol
Nem sente mais

(Poema dedicado à cidade de Riacho dos Machados, situada ao Norte de Minas Gerais. Postado originalmente no blog http://penseforadacaixa.com)

8 opiniões sobre “Um riacho, um machado

    • Olá, boa tarde!
      Gostei muito do seu comentário. Somos bem assim. Por mais trágica que seja a situação, sempre encontramos um caminho, mesmo que seja como você disse: um recomeço.
      Grande abraço e muito obrigado por partilhar sua percepção.

    • Olá, tudo bem? Fico muitíssimo grato pelo comentário. Tenho muito interesse em comentários que tenham uma via mais musical. Vou exercitar a sua dica sobre o ritmo dos versos, acho isso muito importante. Você poderia detalhar melhor? Grande abraço!

      • Ah sim, na verdade, pra quem não tem muita paciência com gramática, a dica é: fazer poesia falando (de preferência com um gravador porque pelo menos comigo, os melhores versos que faço se perdem na memória) e em seguida escrever e “consertar” os detalhes, eu não tenho muita paciênciapra fazer, mas gosto de ler, gosto muito de cecília meireles e carlos drummond pra mim é uma das coisas que esse país tem de bom, muito boa literatura.

      • Ótima dica! Vou aderir ao método. 🙂
        Já gravei umas poesias minhas num gravador e percebi que as ideias surgem de uma outra forma em relação ao papel. Talvez ajude até no processo de composição musical.
        Abraço!

Deixe um comentário

